A saúde respiratória depende da qualidade do ar que inalamos, o ar muito quente pode ressecar as mucosas do nariz e das vias respiratórias baixas, levando a dificuldade de eliminar poeiras e vírus ou bactérias.
Nesse clima seco é muito importante a hidratação com água e se houver sintomas de desidratação é importante também a ingesta de soro de reidratação oral.
Ficar atento as crianças e idosos que não tem uma menor percepção sobre a sede ou não conseguem beber água sozinhos, além de desidratarem mais fácil que adultos jovens.
O clima quente também vem associado a baixa umidade do ar e a baixo nível de chuvas o que piora a qualidade do ar, aumentando o número de particulas suspensas de poeira. Isso leva a piora das doenças alérgicas respiratórias, aumentando o risco de crises de asma, piora do enfisema pulmonar e de todas as outras doenças crônicas respiratórias.
O importante é sempre se manter em lugar mais fresco, manter uma hidratação sempre adequada e evitar locais com uma poluição do ar intensa.
Vamos cuidar da saúde respiratória nessa onda de calor intenso.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!